08/02/2010

Vovo'

Quando minha avó ainda vivia, meu pai costumava levá-la ao hospital fazer exames. Ela já estava com mais de setenta anos e as coisas iam ficando cada vez mais difíceis com a saúde e com a idade. Você é jovem? Então preste muita atenção no que vou dizer.

Na Bíblia há um trecho muito bonito que fala da juventude. Está no capítulo 12 do livro de Eclesiastes e diz assim: 

"LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

"Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;

"No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; 

"E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.

"Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;

"Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu".  

Meu pai percebia tudo isso, enquanto acompanhava vovó pelos corredores do hospital. Quando a velhice vem, já não existe tanta vontade de fazer as coisas, ou contentamento. As mãos – os guardas da casa – estão trêmulas, as pernas – os homens fortes – se encurvaram e os dentes que restam já não moem como antes, enquanto os olhos – os que olham pelas janelas – já não vêem tão bem.

Este é o fim de todos nós, mas os jovens – principalmente os jovens – nem sempre entendem isso. Jovens são apressados, cheios de energia, têm grandes planos pela frente. E o vovô e a vovó? Bem, para caminhar ao lado deles é preciso diminuir o passo. Falar mais alto para que ouçam. Ter paciência para ouvir as histórias repetidas.

Acho que é isso: paciência! Pessoas idosas são como brinquedos com a pilha fraca. Elas vão diminuindo, diminuindo até pararem de vez. Você é jovem e tem alguma pessoa idosa em casa? Então tenha paciência. Diminua seu passo para acompanhar os passos dela. Converse das coisas que ela gosta de conversar. Experimente fazer isso, porque um dia alguém vai fazer o mesmo com você. Ou pelo menos você espera que façam. Seria bom, não é mesmo?


Vovó, Mamãe com Açúcar
GABRIELA NASCIMENTO SPADA E SOUZA

O livro traz fotos e frases que vão construindo, aos poucos, um gostoso bilhete de amor. Que vovó não vai se deliciar e se emocionar com tantas recordações? É uma homenagem para todas as avós do mundo. Nunca é tarde para mostrar a enorme admiração que elas despertam na gente.


Nenhum comentário:

Postagens populares