20/10/2010

Agora tenho uma marca pessoal


Você tem uma marca? Eu tenho. Ganhei esta semana e agora estou parecendo até produto de luxo, desses que têm marca. Bem, mas não é exatamente a marca que você está pensando...


Não se assuste com minha cara não. Não doeu quase nada. É que na foto eu tinha acabado de acordar. É sono mesmo.

A marca que ganhei é na testa, logo acima da sobrancelha direita. Não precisei contratar nenhuma empresa de marketing para ganhar, bastou eu querer ficar em pé sozinho da poltrona onde às vezes eu fico e... PIMBA! Fui de cara no chão.

Como o tapete é desses rústicos, deu uma raspadinha na testa, nada de grave. Ficou uma marquinha de raspado, mas ficou. Meu pai colocou gelo e acho que isso ajudou para não criar um galo daqueles. Mas a lição vale para muita gente. Sabia que crianças, portadores de deficiência e idosos sofrem um bocado de acidentes em casa? Verdade.

Meu pai é arquiteto e já viu as coisas mais escabrosas possíveis. Projetos com escadas sem corrimão ou proteção, por exemplo. Tem arquiteto que entra em êxtase quando projeta algo assim, sem saber que alguém vai acabar entrando em coma por causa disso.

Quem se tem crianças, idosos ou portadores de deficiência em casa é preciso tomar cuidados especiais. Tapetes podem fazer um idoso tropeçar, uma cadeira de rodas enroscar ou atrapalhar alguém que engatinhe. Janelas e sacadas de andares altos precisam ter redes ou grades, banheiros precisam de barras para segurar, tapetes anti-derrapantes e às vezes assentos elevados para o vaso para pessoas idosas com dificuldades para sentar.

Veja algumas dicas que meu pai encontrou na Internet:

1. A cama não deve ser muito alta. Deve ter uma altura entre 50 e 55 centímetros, para que a pessoa possa firmar bem os pés antes de se levantar.
2. Os interruptores precisam ficar ao alcance da pessoa na cama para que ela não tenha que se movimentar no escuro antes de acender a luz.
3. O piso precisa ser antiderrapante e os tapetes fixos no chão.
4. Barras de apoio no banheiro tanto no vaso como dentro do box são fundamentais para evitar quedas.
5. Os degraus devem ser substituídos por rampas de inclinação leve. Toda escada tem que ter corrimão e proteção antiderrapante.
6. As tomadas devem ficar na altura dos interruptores para evitar que as pessoas tenham que se abaixar muito para alcançá-las.
7. Os móveis devem ser adaptados para serem de fácil alcance e de cantos arredondados. Os sofás devem ter braços largos para ajudar os movimentos de se levantar e se sentar.
8. As prateleiras não devem ser nem muito altas ou baixas para evitar que a pessoa tenha que se esticar ou abaixar para pegar algo.

Se quiser um check-list para verificar tudo em sua casa, sugiro visitar o site CasaSegura ou baixar o arquivo Doc de lá.

Se tem alguma criança, idoso ou deficiente em sua casa, tire o dia de hoje para fazer um levantamento dos riscos e de como você pode facilitar a vida dessas pessoas ou protegê-las de acidentes. Se precisar fazer algo, faça já. Ou alguém na sua casa pode ganhar uma marca como a minha.

Casa Segura
Cybele Barros

A segurança domiciliar, respeitando os hábitos e costumes dos moradores e das diferentes faixas etárias, deve ter como meta a prevenção de situações freqüentes, quer simples, como contusões e queimaduras de 1º grau, quer complexas como fraturas do fêmur proximal, rádio distal, coluna lombar e outras.

A arquiteta Cybele, deu vida ao tema, pois coloca amor em seu trabalho, fato que já repercutiu em todo o Brasil e no exterior, sob a forma de artigos, palestras, cursos, debates, eventos e publicações.

Com este livro, o leitor terá a oportunidade de tornar reais inúmeras sugestões práticas, se desejar uma casa mais segura.

Um comentário:

Gisele Formiga disse...

Oi querido Pedro!

De grande utilidade suas dicas, de certa forma, sua "marca" ajudaou a alertar pessoas evitar acidentes...

Obrigada!
Um abraço pra você

Postagens populares