09/11/2010

Um dia diferente

O dia 16 de fevereiro de 2005, foi diferente. Um dia desses que ficam bem marcadinhos na memória da gente, um dia de alegria e tristeza. Foi nesse dia que vovó fez a viagem que ela mais queria e aguardava com alegria. Foi nesse dia que uma triste saudade nos invadiu, mesmo sabendo que não seria um "adeus", mas um "até breve". Foi nesse dia que a vovó foi para o céu.

Eu já falei do vovô aqui, que foi morar no céu em 1998. Em 16/02/2005 foi a vovó quem fez as malas – ou, melhor dizendo, deixou todas as malas – e viajou para lá. Deixou boas lembranças. Tem as lembranças tristes também, pois a partida não foi algo muito agradável de se ver.

Em suas últimas horas aqui, vovó já respirava com muita dificuldade com a ajuda de uma máscara de oxigênio e estava em sua própria cama, onde disse que queria estar. No armário bem em frente, um cabide com o vestido que ela escolheu para seu sepultamento. Vovó sempre foi organizada: além de querer ter certeza de seu destino eterno com boa antecedência – certeza que ela encontrava na Bíblia em João 5:24 –, ela deixou tudo arrumadinho para a viagem.

Cercada por filhos, genros e netos, além das enfermeiras que cuidaram dela de um modo todo especial, vovó deu seu último suspiro enquanto meu tio lia em voz alta o Salmo 23. "Bondade e a misericórdia" a seguiram durante sua vida e naquele momento ela desembarcava no céu, para habitar "na casa do SENHOR por longos dias". Foi quando ela viu a face de seu amado Salvador Jesus.

Vovó toda produzida para o casamento de minha irmã em dezembro de 2004.

Cantaram um hino na hora do sepultamento:

A Deus seja a glória, que ao mundo Ele deu,
Seu Filho bendito que por nós morreu;
Expiou os pecados de quem nEle crer,
Abriu-nos caminho por Seu padecer.

Entre lágrimas, meu irmão comentou com minha prima:

Você se lembra de quando éramos crianças e dormíamos na casa da vovó, e acordávamos com ela cantando alto este hino enquanto passava o aspirador? – os dois riam e choravam ao mesmo tempo. Aspirador nenhum será capaz de limpar lembranças assim.

Já em casa, papai conversou um pouquinho com meu irmão, só para lembrar que tivemos uma vovó e um vovô que realmente deixaram uma marca na vida de todos nós. Qualquer um dos dois poderia dizer, naqueles minutinhos que os separavam da eternidade:

"O tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." 2 Timóteo 4:6-8

O que meu pai queria dizer a meu irmão é que podemos deixar marcas profundas – boas ou ruins – naqueles que vierem depois de nós. Que marcas serão?

A fé do vovô e da vovó em Jesus foi uma das marcas que deixaram em filhos e netos. Outra foi a vida de dedicação a essas duas gerações. Finalmente, a marca mais importante foi mostrar – até na hora de passar o aspirador – que não cabia a eles o mérito pelo que eram e faziam. Um dia, a coroa que está reservada para cada um deles no céu eles as depositarão aos pés do Único que é digno de receber toda glória.

Glória a Deus! Glória a Deus! Que de tal modo amou;
Glória a Deus! Glória a Deus! Que a Seu Filho entregou!
Venhamos por Cristo, ao Deus Salvador,
E demos-Lhe glória por tão grande amor.


Leia mais sobre este tema em "Quem é seu personal coach?"

AOS PAIS DE MEUS NETOSG. C. Willis
Cartas de um avô. Lições que pais e mães podem aprender com as famílias da Bíblia. Este livro é de grande valor para casais, especialmente quando ainda noivos ou recém casados, mas também aos já "estabelecidos". O autor toma vários lares da Bíblia e aponta para as suas falhas e virtudes. Apresenta dicas e lições muito úteis a todos que têm o propósito de educar seus filhos no temor do Senhor.

Vivemos em dias em que o modelo estabelecido para a vida em família é bastante questionado, porém os pensamentos de Deus não mudaram. Deus nos dá em Sua Palavra (a Bíblia) muitos exemplos e também ordenanças para que a nossa vida familiar Lhe seja agradável. Daí a grande importância de recordarmos os princípios divinos e obedecer a eles, para que possamos contar com a bênção de Deus. Estamos dispostos a atender?

Nenhum comentário:

Postagens populares