07/06/2011

Dia dos enamorados


Isso mesmo. Não escrevi errado não. É que não tenho namorada e pode ser que você não tenha namorado. Espere. Não estou insinuando nada não, só porque está chegando o DIA DOS NAMORADOS. É que inventei um dia para quem vive enamorado sem ter namorada ou namorado.
wink


Não entendeu? Então deixa eu explicar a razão de "Dia dos Enamorados" e não "Dia dos Namorados". Bem, tem tanta coisa na vida que nos deixa apaixonados. A própria vida já é motivo para ficarmos enamorados por ela. Há pessoas queridas, coisas que gostamos - eu tenho o meu ursinho -, lugares inesquecíveis. Há muita coisa que pode nos deixar enamorados.

Sua vida não está dando motivo para se enamorar? Bem, como dizia o pai do Fernando Sabino, "No final tudo dá certo. Se ainda não deu certo é porque não chegou no final". Para homenagear o Dia dos Enamorados, vou deixar meu pai publicar aqui uma crônica que ele já publicou em seu blog em homenagem ao Dia da Mulher. É a da Dulcinéia, de quem Dom Quixote se enamorou. Depois de ler, por que não envia para alguém no DIA DOS NAMORADOS? Quem sabe esse alguém não fica enamorado ou enamorada de você?


--- & ---

Dulcinéia, musa minha e sua


Sobre minha mesa, dois belíssimos volumes de "Don Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes Saavedra, me fitam. A edição que herdei de meu pai é de 1955, ano de meu nascimento, e traz ilustrações de Gustavo Doré. Que magia estes livros contêm? O que tornou Don Quixote um dos livros mais lidos do mundo?


O fato de ter sido concebido em um cárcere, talvez. Por ser a aventura de um louco em busca de glória? Hummm... não sei... Quem sabe o que realmente nos seduz é saber que ele, um perdedor nato e fraco, se acha um campeão, o mais valente, o mais fidalgo? Pode ser. Gostamos de fracos vencedores, porque no fundo somos assim. Só falta vencer.

Mas o que seria de um cavaleiro sem inspiração? É aí que entra Dulcinéia, a musa inspiradora de Don Quixote. É aí que entra minha homenagem às mulheres, as musas inspiradoras dos homens. Mas quem é Dulcinéia? Quixote, por gentileza, poderia descrevê-la? Você a conhece melhor do que eu.

"O seu nome é Dulcinéia, sua pátria Toboso, um lugar da Mancha; a sua qualidade há de ser, pelo menos, Princesa, pois é Rainha e senhora minha; sua formosura sobre-humana, pois nela se realizam todos os impossíveis e quiméricos tributos de formosura, que os poetas dão às suas damas; seus cabelos são ouro; a sua testa campos elíseos; suas sobrancelhas arcos celestes; seus olhos sóis; suas faces rosas; seus lábios corais; pérolas os seus dentes; alabastro o seu colo; mármore o seu peito; marfim as suas mãos, sua brancura neve; e as partes que à vista humana traz encobertas a honestidade são tais (segundo eu conjeturo) que só a discreta consideração pode encarecê-las, sem poder compará-las."

[Pausa para você dar aquele suspiro e desarrepiar]

A verdade é que todo homem precisa de uma Dulcinéia, de uma musa, de uma inspiração. De alguém por quem valha a pena lutar até contra o vento dos moinhos. Uma amada, uma esposa, uma mãe, uma irmã — você elege a sua. Sem a sua Dulcinéia o homem é Romeu sem Julieta, queijo sem goiabada, azeitona sem sal.

Dulcinéia era a projeção que Don Quixote fazia de Aldonça Lourenço, uma campesina de Toboso. A Dulcinéia dos sonhos ele nunca encontra no livro, porque ela mora em sua mente e coração. A Dulcinéia de cada um é aquela que envelhece e você não vê as rugas; que ralha e você ouve um canto; que vira para o outro lado e dorme, e você enxerga um anjo. Ideal, virtual, uma projeção toda sua da real. Pois ela é perfeita, nunca menos do que a imagem que você vê. É por essa que o amor nunca arrefece.

Porém, Quixote chora, por achar que Dulcinéia o despreza:

"Ó princesa Dulcinéia, senhora deste cativo coração, muito agravo me fizeste em despedir-me, e vedar-me com tão cruel rigor que aparecesse na vossa presença. Apraza-vos senhora, lembrar-vos deste coração tão rendidamente vosso, que tantas mágoas padece por amor de vós."

Pelo amor de Dulcinéia, Don Quixote seria capaz de atravessar desertos, escalar montanhas, cruzar os mares, dar a volta ao mundo, enfrentar perigos e abater inimigos. Mas no livro ela não fica com ele. Talvez por saber que ele nunca iria parar em casa.




Agora, que tal enviar esta crônica para sua Dulcinéia no "Dia dos Namorados"? Ou seu Dulcinéio? (Argh! Peça a ele para trocar de nome!)

3 comentários:

sandra disse...

Feliz dia dos enamorados

Sigrid Pontes disse...

Não é p´ra ficar ancioso, hein? Mas, quem sabe alguém especial chegue pra vc a qq hora...?! Por ora, desejo que tenha aproveitado o dia criado por vc!

Eci Meira disse...

Muito bom Pedro! Aliás, tem um vídeo de seu pai na TV BARBANTE, homenageando as mulheres! Com este tema! Dulcineia musa minha e sua! Até postei no face. Fica com Deus Pedrão.

Postagens populares