26/05/2018

Deixe seus filhos em paz

Eu não sou nem de longe o que um pai ou uma mãe poderia considerar um filho desejado. Quem quer um filho espera que venha perfeito, sem defeitos, e melhor até que seus pais que o geraram. Isso impede, por exemplo, que crianças deficientes sejam adotadas por muitos, e até que mães descartem pelo aborto um filho indesejado por diferentes razões. Mas nem sempre os problemas dos filhos são de causas externas. Muitas vezes eles são culpa dos pais.

Ontem meu pai assistiu uma série no Youtube com os piores momentos do X-Factor, aquele programa de calouros daquele cara chato chamado Simon Cowell. Essa série era só de vídeos de jovens grasnando horrivelmente, cujos pais iam depois tirar satisfação com o Simon por ter rejeitado tão injustamente seu queridinho que estava sendo criado para ser a próxima estrela global.

Aí o Simon fazia o sangue dos pais ferver, porque dizia na lata que o filhinho ou filhinha tinha uma voz horrível, não acertava nem tom, nem compasso, e tinha inventado notas que nem existiam na escala. Dizia também que os pais estavam estragando a vida dos filhos quando os fazem acreditar que têm talento para cantar, quando não têm. Estava certo ele, apesar das ameaças que recebia de pais irados, que na saída ainda continuavam dizendo para a filha: "Você vai ser um sucesso! Vai ser uma estrela! O Simon vai engolir o que disse!".

Muitos pais projetam para os filhos uma vida e carreira que não pertencem a eles. Então quando os filhos são rejeitados por não terem a mínima vocação para aquilo que seus pais os programaram, ou por nem sequer gostarem da escolha dos pais, vivem frustados e fracassados. Foram motivados erroneamente por pais que acreditaram nas palestras motivacionais e livros de auto-ajuda que diziam: "Você pode ser o que quiser! Você tem poder! Você consegue conquistar o mundo! Basta querer!."

Uma ova! Quem nasce com meio metro de altura pode almejar quanto quiser jogar na NBA que não vai conseguir. Mas pode seguir carreira de jóquei, só para ficar nos esportes, ou qualquer outra carreira que não dependa de altura ou constituição física. A mesma coisa vale para quem nasce com voz de porca guinchando quando é morta, ou não sabe nem batucar no compasso. Os pais devem ajudar o filhou ou a filha a esquecer a carreira musical, não criá-lo numa ilusão que depois se converterá em frustração.

Muitos pais destroem os filhos quando querem ver neles o sucesso que eles (os pais) não conseguiram alcançar. Não faça isso com seus filhos. Deixe eles serem o que quiserem ser (menos bandido). Muitas mães que ralhavam com seus filhos porque eram pálidos de tanto ficar no computador e nunca irem jogar bola com os outros meninos, hoje são sustentadas por um empresário de TI com empresa no Vale do Silício e ações na NASDAQ. Aquele nerd sardento e descorado tinha um talento que não existia nos tempos da mãe, por isso ela não entendia e queria que ele fosse como todos os outros meninos.

Meus avós não estavam muito preocupados com a profissão que meu pai escolheria, contanto que fosse feliz nela. Quando aos 16 anos meu pai viajou num programa de intercâmbio para os EUA, para morar e estudar por seis meses, na ida para o aeroporto ele perguntou à sua mãe o que ela queria que ele trouxesse de lá como presente. A resposta dela foi: "O mesmo filho que está indo".


Nenhum comentário:

Postagens populares