05/11/2009

Meu professor foi um tigre

Você sabe mastigar? É fácil, né? Pelo menos é o que todo mundo pensa, mas você precisa aprender a mastigar antes de poder comer picanha, né? Nos meus primeiros quatro anos de vida ninguém me ensinou a mastigar.

Eu não podia imitar o que os outros faziam porque não enxergava a boca de quem comia. Lembre-se de que nasci com catarata e isso impediu a luz de entrar em meus olhos durante meus quatro primeiros anos. Além disso, só me deram alimentos líquidos, provavelmente uma mistura de farinha de mandioca, água e açúcar.

Por isso quando cheguei em meu novo lar eu sabia beber em copo, com alguém segurando o copo evidentemente, mas não era capaz nem de chupar, nem de mastigar. Devo ter esquecido minhas primeiras mamadas e alimento sólido nunca entrou em minha boca antes. Sabe qual foi o resultado disso?

Meus novos pais me alimentaram com papinha e quando tentaram colocar algo mais sólido como arroz cozido, eu vomitava. Segundo a médica, a sensibilidade em toda a minha boca devia ser a mesma que normalmente temos na garganta, por isso um grão de arroz em minha boca e um dedo em sua garganta faziam o mesmo efeito.

Minha nova mãe era muito persistente e achou que devia existir um jeito de me fazer mastigar. Mas não conseguia, nem na marra! O jeito foi apelar para a criatividade. Se o problema era sensibilidade, a idéia foi descobrir um jeito de distrair minha atenção para não ficar concentrada na boca. Tipo dar injeção em criança, sabe como é, você mostra um brinquedinho, faz caretas, diz que não vai doer... Só se for em quem aplica!

A solução foi colocar um sucrilho em minha boca. Vomitei. Outro sucrilho. Vomitei. Mais outro. Idem. E assim foi, uma manhã inteira até que ela colocou um sucrilho entre meus dentes e fechou meu maxilar. "Crac!". "Que barulho seria aquele?", pensei eu. Enquanto tentava descobrir, o sucrilho já tinha derretido e ela colocou outro e apertou meu maxilar outra vez. "Créc!" Depois outro: "Cric!". Mais um: "Croc!". E outro: "Cruc!" Depois começou de novo.

Logo eu estava adorando aquele "Crac! Créc! Cric! Croc! Cruc!". Uma sinfonia de dar água na boca. Foi assim que comecei a mastigar por conta própria e fui perdendo a sensibilidade exagerada que tinha na boca. Graças aos sucrilhos. Se a Kellog's quiser, posso ceder os direitos autorais da idéia. Acho que o Tony, aquele tigre que vem na caixa, vai adorar saber que foi meu professor de mastigação!

Nenhum comentário:

Postagens populares