09/04/2010

Portadores de Deficiência na CBN

Meu pai estava viajando e ouviu no rádio uma entrevista da CBN sobre portadores de deficiências. Muito legal a entrevista conduzida por Carlos Sardenberg.
wink

Já foram ao ar duas entrevistas sobre o tema, uma com Steven Dubner, presidente da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) e outra com Paulo Eduardo Chieffi, o Pauê, que teve as duas pernas amputadas em um acidente e pratica triatlon e surfe.

Uma informação interessante é que já são mais de 25 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de deficiência, o que, segundo um dos entrevistados, cria um universo de 125 milhões de pessoas entre portadores e familiares. Já pensou o mercado que existe para isso? Produtos dirigidos a portadores de deficiência que poderiam facilitar suas vidas e de seus familiares?

Como o Brasil tem 179 milhões de habitantes, estamos falando em 70% da população do país em contato direto com os problemas relacionados a deficiência. São parentes e amigos próximos que convivem todos os dias com as dificuldades que temos de nos locomover, enxergar, ouvir, comer ou trabalhar. Foi legal um dos entrevistados dizer que os verdadeiros merecedores de prêmios olímpicos são aqueles que saem de cadeira de rodas todos os dias para uma corrida de obstáculos até o trabalho.

Agora vou dizer uma coisa: Eu não acredito que apenas 30% da população esteja construindo calçadas com degraus, deixando carros sobre calçadas ou estacionando em vagas para deficientes, instalando orelhões que machucam cegos*, caçoando ou negligenciando e sentindo-se alheio a tudo isso. Você acredita?

*P.S. Os orelhões têm grande dimensão na altura do rosto, porém apenas um cano para sustentá-los na área onde normalmente a bengala do cego procura por obstáculos. Por isso há muitos acidentes, pois quando a bengala não detecta o cano, o cego bate com o rosto no orelhão.

Nenhum comentário:

Postagens populares