13/04/2018

Quando demais é demasiado

Meu pai de vez em quando tem alguma boa ideia. Só de vez em quando. Já ouviu falar em "composite" ou compósito? Trata-se de um conceito inventado na produção de materiais melhores pela associação de materiais diferentes com diferentes qualidades. Por exemplo, os mongóis já usavam composite para fabricar seus arcos (embora eu acredite que nem Gengis Khan soubesse disso).

O arco era feito de uma tira de osso de animais colada a uma tira de madeira. O osso tem resistência à compressão, e à madeira à tração ou estiramento. Juntos eles criam um material composto que é resistente à compressão e à tração ao mesmo tempo. Porque a parte externa do arco vai receber maior força de tração, enquanto a interna de pressão, permitindo fabricar arcos bem pequenos que podem ser manuseados de um mongol montado num cavalo a galope.

Se você for engenheiro ou arquiteto (meu pai é esse último, mas que costuma vir primeiro num projeto) terá aprendido isso numa disciplina chamada Resistência dos Materiais. Na faculdade os professores falavam mais do concreto, que é feito de pedra britada e cimento, que depois de endurecido é resistente à pressão, mas também contém dentro barras de ferro, resistentes à tração. É por isso que os prédios param de pé, até perderem a resistência à pressão, pela deterioração do material, ou à tração, pela ferrugem que pode atacar a ferragem.

E você achou que eu fosse deficiente, né? Pois é, eu sei um bocado de coisas, mas não pense que eu guardo tudo no meu cérebro. Não, eu terceirizo o cérebro do meu pai, para armazenar conhecimento, e os dedos dele, para digitar meu blog. Só fico na gestão e na coleta de elogios.

Mas voltando à boa ideia de meu pai, algumas noites eu sonho com Foz do Iguaçu (ou com as Niagara Falls quando sonho em inglês) e minha bexiga aumenta a produção. Eu juro que isso acontece sem eu abusar do chopp. É da natureza ou porque agora já sou um adulto, apesar de ainda ter corpo de pré-adolescente ou pré-aborrecente, como se costuma chamar menino chato.

Meu pai compra para mim Bigfral Plus geriátrica tamanho G  (meninas, vou logo avisando que ainda não estou geriátrico), que é a melhor que encontrou até hoje, depois de ter testado todas as marcas. Mesmo assim esse fraldão que serve num rinoceronte não está dando conta do recado, que é líquido e certo. Então ele descobriu um complemento para fazer um "composite". Ele coloca em mim uma Bigfral Plus dessa e por dentro outra que descobriu: Bigmaxi, ou Bigfral Absorvente para os íntimos. (Alô pessoal da marca, não se esqueça de meu "jabá"!).



Mas antes ele passa a ponta de uma tesourinha várias vezes no lado do plástico do absorvente para ele vazar para a Bigfral Plus. "Ué, mas as duas não são feitas de um mesmo material: celulose, gel e plástico? Como você diz que é um composite?" Ô, criatura, é só um exemplo do conceito, né? E se eu não falasse de composite você acha que este textão iria ficar interessante falando só de fralda, incontinência e xixi? Nunca se esqueça: Pedro também é cultura!

Fica aí a dica, mas não é só para deficientes e velhinhos não. É para você também. Ou pensa que vai ser sempre assim, sarado e com tudo em cima? Um dia você fica velho e descobre que vive doente e com tudo embaixo. Mais embaixo do que em cima. Por isso aqui vai outro conselho, não meu, mas de Salomão que também achava que era a última bolacha do pacote até precisar aprender da maneira mais difícil que "vaidade das vaidades, tudo é vaidade" (Ec 1:2).

"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade." (Eclesiastes 12:1-8).

3 comentários:

Eci Meira disse...

Pedro esqueci e fui la pesquisar. Antegamente nos Enfermeiros fazíamos uma técnica com uma fralda recortada ao lado colocada dentro da outra enrolando o bilau pra não vazar chamada (patinho). Hoje já não e patinho e pacotinho...vou postar um vídeo no meu mural...acho que seu pai vai gostar. Isto é se o mesmo não fucat com do de recortar a fralda ne? Fui....Beijos

Eci Meira disse...

Pedro você e seus textos são interessantes! Independente do conteúdo sempre vou ama - los. Agora fui mesmo! Até amanhã, se Deus quiser.

Eci Meira disse...

Pedro,tive que voltar. Eu havia postado um comentário anterior a estes dois, mas acho que o google aproveitou do meu esquecimento e mangou de mim, não dei o que aconteceu que não foi postado. Mas vamos la. Começando de novo! Boa noite Pedro, fico muito contente quando me deparo com um novo conto no mural do seu pai, reparo bem de for novo corro e compartilho, se for antigo fico atentaxpara não atrapalhe a minha sequência, sim! como estou ficando veinha, como já te falei antes acabei começando pelo último ao invés do primeiro, agora já era ne? assim e bom que todas as vezes que seu pai postar um novo não corro o risco de me enganar. Quanto as fraldas eu acho que seu pai está de saindo muito bem, e que você é a alegria dele, tudo que ele faz e com muito amor. Ah! vi sua rotina através de um vídeo e na boa? Achei maravilhoso seu empenho. Sabe Pedro eu cuido de pessoas doentes, e as vezes pego algumas pessoas com aquela doença do esquecimento chamada Halzaimer, e as vezes elas tem um surto e rasgam toda a fralda sem se dar conta, temos wuecter muito amor e carinho com elas. Então não de preocupe Pedro, Pois não e só você que tem uma deficiência, a verdade é que todos nós temos ainda que não física, eu por exemplo tenho uma deficiência chamada dor na alma. Uma dor que só Jesus pode preencher. Mas não fique preocupado pois eu não sou uma pessoa triste e nem depressiva por conta disto tá bom? Quando por alguma razão eu me sinto pra baixo eu peço Socorro a Deus e tudo se resolve. Além disto me recorro também as pregações do seu pai, a sua página e daí a tristeza vai logo embora. E isso Pedro, que eu havia escrito posteriomente, claro, que como não tenho uma memória tão boa, dei uma mudadinha, mas basicamente era isso. Agora vou terminar pra o texto não ficar demasiadamente demais. Fica com Deus Pedro! E saiba que te amo muito. Te agradeço por tudo que me ensina. E agradeço ainda mais a Deus pela vida de vocês em minha vida. Um abraço bem apertado e bem grande pra vocês. Até a próxima! Agora fui...mesmo🙏❤😘

Postagens populares