20/05/2010

O governo! O governo!

Quando meu pai passeia pelos comentários deixados em meu blog e também em outros blogs de portadores de deficiência ou sobre adoção, ele encontra um certo padrão. Geralmente são pessoas que contam ter o mesmo problema e que é bom saberem que há outros passando pelas mesmas dificuldades.


Outro perfil é o daquele que escreve dizendo-se inspirado em também fazer alguma coisa, seja adotar uma criança, seja facilitar a vida de quem é portador de necessidades especiais. Gente que só estava precisando de inspiração, estímulo e coragem para partir para a ação.

Mas existe um tipo de comentário que é interessante, e meu pai acha que cheira um pouquinho a fuga. Estou falando daqueles que, do nada, simplesmente descem a lenha no governo: que o governo devia cuidar melhor dos deficientes, que o governo devia facilitar a adoção, que o governo devia distribuir muletas grátis e coisas do tipo.

Sabe o que parece? A pessoa ficou realmente sensibilizada, teve sua consciência tocada e, no fundo, bem lá no fundo, ela até tem o desejo de fazer algo a respeito. Aí ela vê o governo passando de mãos abanando e aproveita: TAÍ O CULPADO!!!.

Pronto. Ao fazer isso ela imediatamente se sente bem, porque abraçou a causa e não precisará mover uma palha. A culpa é do governo e a solução deve vir do governo. Agora a pessoa já pode seguir tranquilamente cuidando da sua vida e com a consciência tranquila.

Isso é um engano. Ainda que o governo seja responsável por muitas coisas, não vivemos mais no Brasil colonial. A iniciativa privada é o que move este país, e pessoas com iniciativa sempre fazem a diferença.

Você viu o que publiquei aqui outro dia do pai que criou um aplicativo para o iPhone? Tá cheio de gente assim, participando de programas de voluntariado, visitando pessoas com dificuldades, adotando crianças, inventando facilidades, angariando fundos para pesquisas ou ONGs de apoio a portadores de deficiência...

Se você vê um cego com dificuldades para atravessar a rua, pode até ajudar se escrever um comentário no jornal pedindo mais semáforos para a prefeitura. Mas naquele exato momento a responsabilidade de resolver o problema do cego é sua, não do governo. Ou você acha que o cara deve acampar ali na calçada até o governo instalar um semáforo?

Nenhum comentário:

Postagens populares