25/06/2010

Sozinho

Eu me lembro da noite em que dormi só. Meu irmão tinha se mudado para onde trabalhava para evitar viagens. Ele viajava todos os dias e o trânsito estava ficando perigoso demais. Então alugou um apartamento e levou suas coisas para lá. A partir daquele dia o quarto ficou sendo só meu e dormi só.

Acho que foi por isso que à noite comecei a gritar. Na primeira vez, meu pai veio e disse para eu dormir. Na segunda, minha irmã ajeitou meu travesseiro para ver se eu ficava quietinho. Será que foi por perceber que meu irmão não estava mais ali ao meu lado? Sem ele na cama ao lado, que graça iria ter puxar suas cobertas como eu fazia todas as noites?

Dois meses depois foi a vez de minha irmã ir embora. Ela casou-se e foi morar em outro país. A casa ficou ainda mais vazia. Ficamos eu e meu pai para fazer a bagunça que quisermos. Já pensou? Quando a arrumadeira chega de manhã ela fica maluca!

Outro dia meu pai assistiu um filme - "Crimes de um detetive" - a história de um escritor de histórias policiais (Robert Downey Jr.) que sofre de uma grave doença de pele que o deixa praticamente imobilizado e coberto de escaras. Em um certo momento ele diz: "Sou um prisioneiro em minha própria pele". Aí um psiquiatra (Mel Gibson) entra em cena para ajudá-lo a enxergar que boa parte de sua doença vem de traumas da infância.

Acho que muitos portadores de deficiência sentem o mesmo. Alguns, dotados de inteligência e percepção intactas, não conseguem externar isso pela limitação do corpo. Então vem aquele sentimento de solidão, aquele desejo de gritar por uma boca que não fala, ou de gesticular com mãos que não obedecem. Será que Deus sabe o que é isso?

Sabe. Na cruz, Jesus foi imobilizado e abandonado a uma solidão ainda mais terrível do que jamais poderemos imaginar. Qualquer pessoa, por pior que seja, tem Deus ao seu lado até o último suspiro. Se foi alguém que nunca ligou para Deus, mesmo assim Ele estará ali esperando por uma conversão.

Com Jesus não foi assim. Ele, embora sendo o Filho de Deus, Deus feito Homem, foi abandonado. Não me pergunte como, porque não sei responder. Mas foi assim. Ele gritou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mateus 27:46. Antes disso, Ele já expressava profeticamente Seus sentimentos no Salmo 102:5-7: "Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele. Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões. Vigio, sou como o pardal solitário no telhado."

Deus estava fazendo ali uma coisa estranha, abandonar alguém, principalmente o único verdadeiramente justo que passou por aqui. Estranha, porque a própria Bíblia diz, "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo." Salmos 37:25 Por que tinha que ser assim?

Porque Jesus estava morrendo com meus pecados sobre Si, sozinho, para que eu pudesse morar no Céu, acompanhado. Hoje dormi sozinho. Mas sei que nunca estou sozinho, porque Deus está comigo. E porque Jesus me salvou, qualquer dia desses vou morar no Céu e lá vou encontrar muita gente. Quem aqui não era capaz de falar, lá vai até cantar. Quem nunca conseguiu andar aqui, lá irá voar. Quem chorava aqui, lá não vai chorar.

Lá não vou dormir só. Pra falar a verdade, lá nem vou dormir. Oras, num lugar tão maravilhoso e olhando para Jesus, quem é que vai ter sono?!

Nenhum comentário:

Postagens populares